sexta-feira, 3 de julho de 2009

Piramide alimetar / continuação... (parte 1 da atividade 3)


Na base da pirâmide, estão os alimentos Energéticos ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos.
São os Cereais, pães, raízes e tubérculos; São indicadas 8 porções.

No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. São as Hortaliças, as verduras. São indicadas 3 porções. As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. São indicadas 3 porções.

No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possuí açúcar e gorduras. proteína, cálcio, ferro, e zinco.
São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas etc,
São indicadas 3 porções.Também se encontram Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco. São as Carnes e ovos; São indicadas 2 porções. Nesse degrau há também alimetos que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom, sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças. São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc.São indicadas 1 porção.

No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades.
São os óleos e a gorduras. São indicadas 2 porções. Os Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos; 80 kcal; São alimentos energéticos que provêem muita calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação. São eles: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos. São indicadas 2 porções.

Para uma Dieta recomendada de 2.500 kcal/dia teremos:
Base da pirâmide : Cereais, pães, raízes e tubérculos; 8 porções. 150 kcal

2°degrau: Hortaliças, as verduras 3 porções 15 kcal e Frutas e os sucos de frutas naturais 3 porções 70 kcal

3°degrau: Grupo 4 leite e derivados, queijos, bebidas lácteas 3 porções 120 kcal ,Carnes e ovos 2 porções 130 kcal eleguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc 1 porção 55 kca

Topo da pirâmide: Óleos e gorduras 2 porções 120 kcal e Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos 2 porções 80 kcal

Nenhum comentário:

Postar um comentário